segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Mãos Solidárias

O Brasil é o quinto país no mundo em número de voluntários. Atualmente, participar de ações solidárias tem mobilizado, cada vez mais, parte da sociedade incomodada com as questões de desigualdade. O cubano, professor e técnico do time de handebol da Universidade Metodista de São Paulo, Daniel Suarez, faz parte desta estatística.
Suarez chegou ao País há mais de vinte anos com um propósito: criar um projeto social voltado para crianças e jovens carentes. Há três anos, o professor conseguiu realizar o sonho antigo e criou o Projeto Mão Solidária. Ele contou com o apoio de empresas e um colégio particular em Ferrazópolis, em São Bernardo do Campo. Hoje, 30 crianças e adolescentes da cidade praticam esportes duas vezes por semana. “Já estava na hora de devolver ao handebol tudo o que ele me proporcionou. O que eu sou e que tenho, devo tudo ao esporte”, reconhece o técnico.
Para divulgar o trabalho foi preciso força e dedicação. Diariamente, o professor colocava, em baixo das portas de escolas, bilhetes oferecendo aulas gratuitas aos alunos que gostariam de ser esportistas e que, no entanto, não tinham oportunidade. “Penso em crescer no esporte e quem sabe um dia ser jogador da seleção”, revela Diego Diniz, 17 anos, aluno do Projeto.
Para os alunos, além de ser referência no handebol, Suarez tem passado uma verdadeira lição de vida. “No começo eu levava tudo na brincadeira. Hoje sei que esporte é coisa séria e isso eu aprendi aqui. Para mim, ele é mais que um professor é quase um pai”, afirma a aluna Pâmela dos Santos, de 16 anos.

Fonte: Adriana Proença
    http://metodista.uol.com.br/cidadania/numero-47/acoes-sociais-realizadas-por-voluntarios-crescem-no-brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário